Proposta de Redação ENEM PPL 2010 – Ajuda Humanitária

Redação ENEM PPL 2010: Proposta Ajuda Humanitária

Tema: Ajuda Humanitária

PROPOSTA DE REDAÇÃO

Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma culta escrita da língua portuguesa, sobre o tema: “Ajuda Humanitária”, apresentando experiência ou proposta de ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.

Comitê de Ajuda Humanitária da UEPB treina voluntários para atuar junto às vítimas de Palmares
Quinta, 01 de julho de 2010 16:19 
Na manhã desta quinta-feira, cerca de 50 pessoas, entre alunos e professores da Universidade Estadual da Paraíba, participaram do 1º Treinamento de Equipe Multidisciplinar para Atuação em Situação de Emergência, oferecido pelo Comitê de Ajuda Humanitária, Social e da Saúde, criado recentemente pela Instituição.

A primeira atividade da equipe terá início já neste domingo, data em que viajarão para a cidade de Palmares (AL), onde permanecerão por uma semana, para oferecer apoio humanitário aos moradores daquela localidade, uma das tantas atingidas pelas chuvas e enchentes que assolaram os estados de Pernambuco e Alagoas nas últimas semanas.

Disponível em: http://www.uepb.edu.br. Acesso em: 23 ago. 2010 (adaptado)

TERREMOTO NO HAITI

Redes Sociais da Internet foram o principal meio de comunicação
14/01/2010 00:01h
Durante todo o dia de ontem, a Internet foi o principal meio usado pelo Haiti para se comunicar com o mundo. Mensagens ao exterior foram encaminhadas por estrangeiros no país e por moradores locais. Apesar da instabilidade na rede – os sistemas de luz e telefone também estavam intermitentes -, os sites de relacionamento foram usados para acalmar familiares e clamar por auxílio internacional.

No Brasil, usuários do Twitter divulgaram a ação da ONG Viva Rio, que abriu uma conta para receber doações aos desabrigados no Haiti. (OT, com Agência Estado).

Disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br Acesso em: 20. abr. 2010.

Redação ENEM PPL 2010: Proposta Ajuda Humanitária

Instruções
* Seu texto tem de ser escrito à tinta, na folha própria.

  1. * Desenvolva seu texto em prosa; não redija narração, nem poema.
  2. * O texto com até 7 (sete) linhas escritas será considerado texto em branco.
  3. * O texto deve ter, no máximo, 30 linhas.
  4. * O Rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.

Segundo Paulo Freire, quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é se tornar opressor. Talvez essa frase explique porque, lamentavelmente, em pleno século XXI, ainda existam tantas pessoas indispostas a oferecerem ajuda ao próximo quando necessário. Dessa maneira, cabe análise acerca das causas, consequências e possível solução da problemática.

Como dizia Milton Friedman, devido a escassez de recursos, não existe almoço grátis. Portanto, é compreensível que comunidades se sintam receosas de oferecer auxílio ao próximo, preocupadas de que a demanda possa aumentar de modo exagerado após o primeiro ato. Contudo, essa apreensão pode se voltar contra quem negou suporte quando este necessitar, o que, miseravelmente, impõe um ciclo não virtuoso à sociedade.

Dessa forma, como resultado do comportamento egoísta evidenciado, é preciso lembrar ainda do que disse Jesus: ame o próximo como a ti mesmo. Essa frase, apesar de mundialmente famosa parece gerar pouco reflexo nos dias atuais e, por isso, demanda evidenciar que, segundo o mesmo messias, quando não executada, gera um vazio, principalmente, aos que deixaram de seguí-la.

Igrejas e outras instituições religiosas de ampla inserção social, por conseguinte, devem lembrar aos fiéis da importância do sustento mútuo no engrandecimento comunitário, por meio de pregações bem embasadas, com a distribuição de panfletos exemplificadores do tema. Espera-se, assim, que mais pessoas possam desfrutar de um crescimento realmente humanitário e inclusivista, onde todos possam ser abraçados conforme queria o Criador.

De acordo com a Solidariedade Orgânica, teorizada por Emile Durkhein, seres de diferentes crenças se organizam em uma complexa rede de ajuda mútua para o desenvolvimento comunitário. Todavia, quando se considera a agressividade constatada com que muitos imigrantes têm sido recebidos, fica claro que ainda há um longo caminho a se percorrer para alcançar um país realmente acolhedor, o que cabe análise das tratativas e possível solução da problemática.

É significativo ressaltar as dificuldades enfrentadas por Venezuelanos ao entrar no Brasil. Esse povo, que sofre mazelas diárias estabelecidas pelo próprio governo, chega no país à procura de ajuda, muitas vezes, famintos. Contudo, não raro, são recebidos com desconfiança e preconceito por brasileiros, o que é inadmissível em uma nação que se afirma como reseitadora dos direitos humanos.

Por outro lado, deve-se levar em conta os crescentes casos de violência envolvendo os novos vizinhos, de variadas pátrias, como protagonistas. Talvez o fato ocorra devido ao que foi evidenciado por Paulo Freire: quando a educação não é libertadora o sonho do oprimido é se tornar o opressor. Desse modo, é preciso procurar caminhos que respeitem os direitos humanos para sanar os obstáculos à boa convivência.

Os países membros do Merco-Sul, por conseguinte, devem firmar um acordo para o recebimento de novos cidadãos que seja adequado ao espaço territorial e à situação econômica de cada região convidativa, com respeito aos nativos e culturas locais, por meio de tratados internacionais sob a tutela da ONU. Espera-se, assim, que mais pessoas sejam capazes tanto de receber quanto de ofertar uma ajuda humanitária que enriqueça a ambos.

WeCreativez WhatsApp Support
Nossos tutores estão aqui para responder às suas dúvidas!
👋 Ei, como posso ajudar?