O Estigma Associado às Doenças Mentais na Sociedade Brasileira

Na música “Maluco Beleza”, de Raul Seixas, transtornos mentais sao tratados como diferenciais frente a uma sociedade “careta”. Contudo, na realidade, esse tipo de mazela é incapacitante e precisa do apoio da comunidade para ser tratada, auxílio que nem sempre acontece, seja pela estigmatização na internet ou em âmbito empresarial, o que leva à análize das tratativas e possível para possível solução da problemática.

Nesse sentido, é importante ressaltar o filme “O Paradoxo das Redes Sociais”, do croata Ethan Hawk, que clarifica como os algorítimos agem no intuito de reafirmarem crenças, corroborando estigmas, Essa engrenagem vigente na web é prejudicial aos doentes mentais, que, ao invés de se verem acolhidos, acabam por se verem envoltos a criticas constantes, infelizmente, piorando ainda mais quadros de depressão, por exemplo.

Ademais, é preciso ressaltar que a ansiedade, cada vez mais presente na sociedade capitalista, coloca o indivíduo como mera engrenagem produtiva e estigmatiza disfunções psíquicas, como caracterizado no filme “Tempos Modernos”, de Charlie Chaplin. Essa conturbada visão de mundo já era alardeada por Karl Marx como propulsora de problemas psicológicos e se estabelece no país, ironicamente, como uma das causas da pouca produtividade de muitos trabalhadores, interferindo no lucro dos empresários que não respeitam a saúde mental dos colaboradores, estifmatizando-os como preguiçosos.

O Legislativo, por conseguinte, mediante votação na câmara com ampla maioria, deveria regulamentar o funcionamento das redes sociais impondo, a cada dez postagens, uma com informações científicas , aos usuários, sobre a necessidade de se acolher, sem estigmatizaçõesm os doentes mentais, para que se sintam amparados. Ademais, o Executivo, por meio de apoio do Judiciário com fundamento na Constituição, deveria reinaugurar o extindo Ministério do Trabalho, para que se propicie maior força tarefa na busca por um ambiente corporativo saudável, que vise ajudar ao invés de apaenas criticar. Assin, o estigma negativo associado às doençás mentais na nação pode ser combatido.

WeCreativez WhatsApp Support
Nossos tutores estão aqui para responder às suas dúvidas!
👋 Ei, como posso ajudar?