Proposta de Redação ENEM PPL 2017 – Padrões de Beleza

Padrão de Beleza Imposto pela Sociedade: Redação ENEM PPL 2017

Tema: Consequências da busca por padrões de beleza idealizados

TEXTOS MOTIVADORES

TEXTO I

A beleza parece caminhar em uma linha tênue entre as escolhas do indivíduo e a imposição coletiva. Se, por um lado, cada um pode buscar a beleza da maneira que considerar melhor para si, por outro, cuidar da beleza torna-se um imperativo. Modelos funcionam como fonte de comparação social e a exposição às imagens idealizadas da mídia tem como efeito uma redução no nível de satisfação dos indivíduos com relação à própria imagem. Este processo de comparação social também influencia fortemente a autoestima do indivíduo. A percepção de uma discrepância acentuada entre o eu real e o eu ideal gera ansiedade e sentimento de insatisfação com relação ao seu autoconceito e, consequentemente, uma redução na sua autoestima. Na tentativa de atingir um ideal estético socialmente aceito, muitos se dedicam a uma luta incansável para esculpir o corpo perfeito e aproximar-se de um padrão de beleza.

FONTES, O. A.; BORELLI, F. C.; CASOTTI, L. M. Como ser homem e ser belo? Um estudo exploratório sobre a relação entre masculinidade e o consumo de beleza.
Disponível em: http://seer.ufrgs.br. Acesso em: 22 jun. 2015 (adaptado)..

Padrão de Beleza Imposto pela Sociedade: Redação ENEM PPL 2017

TEXTO III

Os transtornos alimentares mais relevantes em nosso contexto sociocultural são a anorexia e a bulimia nervosas. A anorexia nervosa secaracteriza pelo pavor descabido e inexplicável que a pessoa tem de engordar, com grave distorção da sua imagem corporal. Para atingir esse padrão de “beleza” inatingível, o anoréxico se submete a regimes alimentares bastante rigorosos e agressivos. Já a bulimia nervosa se caracteriza pela ingestão compulsiva e exagerada de alimentos, geralmente muito calóricos, seguida por um enorme sentimento de culpa em função dos “excessos” cometidos. Não podemos perder de vista que a formação da autoimagem corporal de cada pessoa está fortemente influenciada pela maneira como a sociedade “impõe” o que é ter um corpo esteticamente apreciável.

SILVA, A. B. B. Bullying: mentes perigosas nas escolas.
Rio de Janeiro: Objetiva, 2010 (adaptado).

PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Consequências da busca por padrões de beleza idealizados”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

No livro de Augusto Cury “A ditadura da beleza e a revolução das mulheres”, o autor disserta sobre uma personagem modelo tida como linda por todos mas que se acha feia, vendo-se deformada no espelho e nunca satisfeita com cirurgias desnecessários aos olhos circundantes. Essa fantástica obra retrata com fidelidade as repercussões da busca por padrões de uma beleza idealizada, o que merece análise acerca das tratativas e possível solução da problemática.

Anorexia é uma doença psicológica grave em que o paciente se enxerga gordo e se recusa a comer, mesmo quando todos ao redor lhe apontam o quão magro está. Esse quadro, impulsionado por silhuetas fantasiosas, resulta em sérias consequências à saúde nos mais variados âmbitos, envolvendo diversas especialidades e profissionais no tratamento. Lamentavelmente, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), essa mazela tem aumentado e urge ajuda social.

Talvez os casos de Bullying sofridos por algumas crianças, nas instituições de ensino que deveriam lhes acolher, ajudem a explicar por qual motivo jovens consideradas belas são, cada vez mais, vítimas de si e colocam a própria existência em risco. É inadmissível que, em um país onde tanto se gaba do amor à miscigenação, haja tantos distúrbios relacionados ao preconceito advindo de mals-tratos durante a infância.

Professores, por conseguinte, devem conversar com os alunos sobre a importância de se respeitar as diferenças, por meio de exemplos que evidenciem a necessidade de se valorizar um corpo saudável acima de ideais efêmeros, com materiais audiovisuais e cartilhas educativas relacionadas ao tema. Espera-se, assim, que uma maior parcela da população se encontre feliz com a sigularidade provida por Deus e celebre a vida com alegria.

Segundo Emile Durkhein, Fato Social representa uma força coercitiva do grupo frente ao sujeito, que é levado, mesmo de modo inconsciente, a agir de maneiras pré-estabelecidas, para o bem ou para o mal. Essa frase talvez explique porque tantos indivíduos procurem formas de ser bem aceitos na sociedade. Dentre essas, destacasse a busca por padrões de beleza quase doentia de algumas pessoas, o que cabe análise das tratativas e possível solução da problemática.

No livro “A ditadura da beleza e a revolução das mulheres”, de Augusto Cury, por meio de uma personagem, é evidenciado o modo com que distúrbios mentais tem atingido um contingente populacional cada vez maior. Essa disfunção aparenta ser impulsionada por um mercado capitalista que investe exageradamente em publicidades enaltecendo corpos perfeitos, muitas vezes existentes somente devido às tecnologias gráficas atuais.

Ademais, para explicar o transtorno coletivo acerca da silhueta perfeita, pode-se citar Hanna Arendt, importante pensadora que teorizou sobre como a banalização de pequenas maldades diárias, aceitas pelo coletivo, podem se transformar em imensas barbáries. Essa situação parece ser o que aconteceu ao longo dos anos no país, que hoje se vê obrigado a lidar com o pervertido resultado que impele cidadãos antes mentalmente saudáveis a recorrerem a cirurgias desnecessárias e arriscadas por um contorno corporal idealizado.

O Legislativo, por conseguinte, deveria impor sanções fiscais, por meio de votação transparente na câmara, com apresentação pública dos dados motivadores da ação, a empresas que insistirem em recorrer ao marketing primitivo que distorce a realidade ao apresentar corpos inexistentes deixando neurados possíveis clientes. Espera-se, assim, que mais brasileiros não sofram as consequências nefastas que uma obseção descabida possa acarretar.

No livro “A ditadura da beleza e a revolução das mulheres”, de Augusto Cury, o autor evidencia as mazelas psíquicas e consequências físicas que uma imposição social de beleza idealizada pode acarretar. Essa obra é representativa da modernidade, em que homens tomam anabolizantes e mulheres sofrem de anorexia devido à busca de uma beleza idealizada, o que cabe análise das tratativas e possível solução da problemática.

Lindas jovens têm emagrecido cada vez mais em função de um quadro bulímico que se torna uma doença crônica, usualmente degradante para a toda a família que se vê em constante preocupação com a enferma. Esse triste quadro aparenta ser impulsionado por um marketing agressivo que visa o lucro acima de qualquer valor, a ponto de publicitar corpos moldados virtualmente como reais, deixando possíveis clientes neuradas.

Ademais, como evidência dos distúrbios masculinos acarretados por um capitalismo selvagem, é significativo exemplificar o uso de hormônios por indivíduos saudáveis que se veem hospitalizados com risco de vida por razões fúteis, já que esse medicamente aumenta as chances do desenvolvimento de infarto e pode causar câncer. Exercícios físicos deveriam ser sinônimo de saúde e não porta de entrada para as drogas.

O Legislativo, por conseguinte, deve impor sanções fiscas, por meio de votação transparente no senado com dados exemplificadores da ação, às empresas que continuem a propagandear silhuetas não condizentes com a realidade, causando alterações comportamentais que acarretam enfermidades. Espera-se, assim, que mais cidadãos possam viver felizes com a maior dádiva que Deus lhes deu, um organismo para interagir com o mundo circundante.

WeCreativez WhatsApp Support
Nossos tutores estão aqui para responder às suas dúvidas!
👋 Ei, como posso ajudar?