Reprodução das Briófitas
As briófitas encontram-se na base evolutiva das plantas, surgindo logo após as algas, mas ainda dependente da água para a fecundação, pois os esporos masculino e feminino, originados no esporófito hermafrodita numa alternância de gerações, precisam de um meio líquido para para se difundirem e formar o gametófito que dará origem aos gametas que se unirão no zigoto que resultará em um novo esporófito. Esse ciclo reprodutivo das briófitas fica muito evidente na imagem abaixo.
Caracterize as Briófitas
Agora que você já sabe o ciclo reprodutivo das briófitas falta o conhecimento para a questão caracterize as briófitas que usualmente cai nas provas, sendo um dos conteúdos que mais caem no ENEM de biologia. Por isso, fique atento e confira a seguir:
- as briófitas são plantas avasculares e por isso têm pequeno porte, já que não há sistemas desenvolvidos que enviem nutrientes ao topo da planta
- dependem da água para sobreviverem e por isso não possuem muitos exemplos de briófitas entre as espécies que habitam o planeta, em contraste com as angiospermas e gimnospermas
- seu embrião já é multicelular
- já possui diferenciação entre os esporos produzidos, podendo ser femininos ou masculinos, no arquegônio ou anterídeos, respectivamente
Na imagem a seguir, não só as características das briófitas ficam evidentes, mas, também, de todas as outras plantas do reino plantae.
A evolução das plantas
A evolução das plantas pode ser retratada não só do ponto de vista das características fisiológicas mas através do tempo, tendo as algas verdes, briófitas e pteridófitas surgindo no período paleozóico e as gimnospermas e angiospermas no período mesozóico. Contudo, as espécies de plantas citadas permanecem até hoje, passando pelo período cenozóico sem entrar em extinção.
Briófitas: Exemplos
Como principais exemplos de briófitas, ou representantes de briófitas, temos as seguintes espécies de plantas:
- Marchantiophyta
- Anthocerotophyta
- Polysporangiophyte
Porém, vale ressaltar que é errado dizer que a listagem acima referencia espécies de briófitas, pois elas são, na realidade, grupos que contêm diversas espécies inseridas neles. Como forma de lembrar a ordem de classificação das plantas decore a palavra REFICOFAGE, que, afim de facilitar o estudo, sintetiza:
- Reino
- Filo
- Classe
- Ordem
- Família
- Gênero
- Espécie
O conteúdo em questão, pode parecer difícil, mas, quando estudado frequentemente, relações entre a evolução das plantas de diferentes grupos vão ficando evidentes, o que facilita a memorização da matéria. Por isso, é importante que se visite o mesmo tópico regularmente, de modo a se criar laços entre o que foi estudado. Sendo assim, utilize o Cultura Livre sempre que tenha alguma dúvida sobre como estudar para o ENEM, estaremos aqui para ajudá-lo!
Questões sobre briófitas
Vamos agora a algumas questões sobre briófitas e pteridófitas, mas preste muita atenção, pois este encontra-se entre os conteúdos que mais caem no ENEM de biologia, na parte de botânica.