Mitose e Meiose: Fases da Mitose na Divisão Celular. ENEM

Mitose e Meiose: Fases da Divisão Celular

Fases da Mitose

A principal função da mitose é a multiplicação celular, na qual o número de cromossomos mantêm-se constante. Por exemplo, se uma célula diplóide dividir-se dará origem a outra célula também diplóide, diferentemente da meiose, que divide o número de cromossomos celular por dois.

Além do vídeo em destaque sobre as fases da mitose, é possível ver em detalhes as várias etapas da divisão celular que ocorrem durante esse processo na imagem ao lado, clique sobre para ampliá-la e saiba o que acontece em cada momento e qual a sua duração.

Mitose e Meiose: Fases da Divisão Celular
Mitose e Meiose: Fases da Divisão Celular

Antes da mitose acontece uma fase conhecida como a interfase, que é subdividida em três fases: a G1, a fase S e a fase G2. Nesta etapa acontece a preparação do que há de vir depois, que é a mitose em si. Ao final da interfase, o material genético da célula já estará duplicado para que aconteça as fases da prófase, anáfase, telófase e citocinese. Para facilitar a memorização destas fases, muitos professores citam a frase “prometa, Ana, telefonar”. No caso, desta frase, considera-se a citocinese como pertencente à frase da telófase.

É bom lembrar que, apenas, as células eucariontes são mitóticas, as procariontes são amitóticas, ou seja, se reproduzem apenas por divisão binária.

Animação em vídeo que mostra as fases da mitose

Prófase

A prófase representa o início da desfragmentação da carioteca, a membrana que rodeia o núcleo. Nesta fase os centríolos e os centrossomos vão para os pólos celulares, ou extremidades. Os cromossomos começam a se enrolar nesta fase e ficam conhecidos como proteínas histonas, ou proteínas globulares.

O que acontece na prófase da mitose

  • desfragmentação cda carioteca
  • migração dos centríolos e centrossomos para os polos opostos
  • condensação dos cromossomos, ou enrolamento

Metáfase

Na metáfase os cromossomos se organização no equador da célula, chamado de plano equatorial. Há uma expansão das fibras dos centríolos, que levam os cromossomos para a placa equatorial, possibilitando que mitófase prossiga para a próxima fase, conhecida como anáfase.

O que acontece na metáfase da mitose

  • cromossomos no plano equatorial da célula
  • cromossomos estão no máximo de condensação
  • microtúbulos que saem dos centríolos estão bastante esticados, já se preparando para puxar os material genéticos duplicados

Anáfase

Nesta fase da mitose, conhecida como anáfase, as cromátides já estão sendo puxadas pelos microtúbulos, que saem dos centríolos, para as extremidades celular opostas. Assim, o cromossomo com o material genético duplicado já começa a dividir-se, pois as cromátides irmãs já não estão juntas.

O que acontece na anáfase da mitose

  • separação das cromátides irmãs

Telófase

Na telófase, a cariocinese (formação da carioteca) está completa, assim o material genético duplicado já se encontra dividido por uma membrana, apesar de ainda estarem compartilhando o mesmo citoplasma, pois a membrana plasmática, que recobre a célula como um todo, ainda não se dividiu.

O que acontece na telófase

  • formação da carioteca em cada extremidade da célula

Citocinese

Na citosinese ocorre a separação do citoplasma por meio de um movimento centrípeta que ocorre por causa da formação de uma parede celular, que força uma difisão da célula de fora para dentro.

O que acontece na citocinese

  • separação da membrana plasmática
Outra vídeo aula sobre mitose, para o ENEM