Tubo neural (parte da neurulação) e somitos
O que é a neurulação?
A neurulação são todos os processos que envolve o SN primitivo, desde o espessamento da placa neural até o tubo neural, se inicia na terceira semana e termina na quarta semana. Ou seja, neurulação é a transformação da ectoderme que aumenta e se espessa em placa neural; forma também os gânglios neurais, o encéfalo, a retina, a medula, etc. Assim, chamamos de neurulação o processo em que a placa neural e as pregas neurais são formadas, e o fechamento que forma o tubo neural.
A neurulação são todos os processos sofridos pela placa neural até a formação do tubo neural. A placa neural se estende, no sentido ántero-posterior, em maior extensão que a notocorda. A região que sobrepõe a notocorda (tubo neural) forma a medula espinal.
Sempre que há a transformação de uma célula em mesenquimal, há a formação de um grupo de células pluripotentes.
É importante ressaltar que, muitas vezes, a neurulação é tratada, apenas, como o processo de formação do tubo neural. Nos vertebrados, a notocorda será substituída na fase embrionária pela coluna vertebral (a notocorda será de molde para células que migrarão da mesoderme para formar a coluna vertebral), restando resquícios da notocorda apenas nos núcleos pulposos da coluna vertebral. O tubo neural é a estrutura embrionária que dará origem ao sistema nervoso.
A crista neural dá início ao processo de desenvolvimento dos gânglios neurais.
O tubo neural é um bastão celular que se desenvolve por transformação do processo notocordal.
Lembrando que a notocorda:
- define o eixo primitivo do embrião, conferindo-lhe certa rigidez
- serve de base para o desenvolvimento do esqueleto axial
- em desenvolvimento, induz a formação da placa neural
O que a neurulação forma?
- Aumento e espessamento da placa neural
- Tubo neural
- Cristas neurais
- Gânglios neurais, mediantes as cristas neurais
- Encéfalo (estrutura especificamente originada do tubo neural): primeiro sinal do desenvolvimento do encéfalo são as pregas neurais proeminente na extremidade cranial do embrião. Pregas neurais se subdivide em ambos os lados, as quais se tornam proeminentes na extremidade cranial do embrião, e são o primeiro sinal do de¬senvolvimento do encéfalo. Ao final da terceira semana, as pregas neurais se movem e se fusionam transformado a placa neural em tubo neural, o primórdio das vesículas encefálicas e da medula espinhal.
- Retina
- Medula
- …
O que as cristas neurais originam especificamente?
O tubo neural dá origem a elementos do sistema nervoso central, ao passo que a crista dá origem a elementos do sistema nervoso periférico, além de elementos não pertencentes ao sistema nervoso.
- Células do tubo neural que se desprendem e ocupam dorsolateral esquerdo e direito.
- Gânglios sensitivos dos nervos cranianos (V, VII, IX e X).
- Gânglios espinhais (raízes dorsais e SNA).
- Células pigmentares (melanócitos).
- Células da medula da suprarrenal.
- Células cromafins.
- Sistema nervoso periférico.
- Gânglios sensoriais nervos espinhais
- Gânglios sensoriais nervos cranianos
- Membrana aracnoide
- Membrana pia-máter
As células da crista neural formam uma massa achatada irregular, a crista neural, entre o tubo neu¬ral e o ectoderma superficial acima. A crista neural logo se separa em porção direita e esquerda, e estas se deslocam para as regiões dorsolaterais do tubo neural, onde dão origem aos gânglios sensoriais dos nervos espinhais e cranianos, e aos gânglios do sistema nervoso autônomo. Além de formar as células ganglionares, as células da crista neural formam as bainhas de neurilema dos nervos periféricos e contribuem para a formação das leptomeninges (aracnoide e pia-máter).
Como acontece a neurulação?
O ectoderma acima da notocorda se espessa, formando a placa neural.
A Placa neural se invagina ao longo do seu eixo central, formando uma depressão, chamada de sulco neural, e, consequentemente, ao lado desta depressão, serão formadas elevações: as pregas neurais.
As pregas neurais irão se fundir, formando o tubo neural.
A neurulação fica completa após o fechamento do neuroporo caudal.
A neurulação é o processo envolvido na formação da placa neural e das pregas neurais e no fechamento das pregas para formar o tubo neural. Ela está completa até o final da quarta semana, quando ocorre o fechamento do neuroporo caudal.
Ocorre, predominantemente, na quarta semana do desenvolvimento embrionário humano.