Integração Metabólica
A principal via de utilização do Acetil-CoA a partir da glicose é a síntese de colesterol e triglicerídeos, representados na imagem a seguir.
Apesar da imagem abaixo não ressaltar o destido do glicerol advindo da lipólise, proveniente da degradação dos triglicerídeos externo ou metabolizado no fígado, podemos dizer que o glicerol é convertido a diidroxiacetona fosfato, um intermediário da glicólise e da gliconeogênese; assim, dependendo do estado fisiológico do organismo, o glicerol tanto pode participar da glicólise hepática, quanto servir como substrato para a gliconeogênese do fígado.
Na imagem acima, foram demostrados 5 vias de utilização da glicose, a glicogênese, a via das pentoses para a formação de nucleotídeos, a via dos produtos específicos e a sua utilização para a geração de energia por vias aeróbias e anaeróbias. Contudo, na imagem a seguir, a glicose também é representada como utilizada em vias de sínterese de polímeros estruturais e deixou-se de lado a divisão relativa à geração de energia por vias anaeróbias e aeróbicas.
Diferentes fontes de energia alimentado e em jejum