Era Vargas: Segundo Governo e História da Petrobrás

Muitos falam que foi Getúlio quem criou a Petrobrás, mas não teria ele, apenas, a estatizado em seu nascimento? Conheça a história do empreendedor Farquhar, o estrangeiro que gostaria de investir no Brasil mas foi impedido pela elite remanscente do período imperial, sob pretextos da defesa dos interesses nacionais.

História da Petrobrás, uma empresa estatizada por Vargas no nascedouro

História do petróleo brasileiro contada nas escolas

Nas escolas, geralmente escutamos que a Patrobrás é um orgulho nacional e que Getúlio é alguma espécie de semi-deus que sabe de tudo. Ao mesmo tempo, acusam Fernando Henrique, outro grande corrupto, de ter privatizado o mercado brasileiro de petróleo, mas a verdade é que foi aberto o mercado apenas para quem descobrisse novas jazidas, o que já estava, mesmo na década de 90, todas nas mãos da petrobrás.

Documentário, positivista, sobre a história da petrobrás no segundo governo vargas

Carros à gasolina ou elétricos? O futuro da Petrobrás em jogo

Porque então, a militância continua a insistir que o petróleo é nosso e a ignorar o estrondoso crescimento de carros elétricos, mesmo com uma gasolina de quase R$ 5,00 no início de 2018, no Brasil? Porque, segundo pesquisas feitas em 2017, pelo menos, 70% dos brasileiros defendem que a patrobrás continue estatizada, e mesmo candidatos que se dizem de direita, como Bolsonaro, Álvaro Disa e os do PSDB, apesar de discursos que poderiam nos fazer pensar o contrário, também? Assista ao vídeo e decida você mesmo. Ative a legenda no player para assistir o documentário sobre carros elétricos em português.

Era Vargas: Segundo Governo, o período democrático

No ano de 1951, o auto nomeado, pai dos pobres, Getúlio Vargas, voltou à presidência da República, mas, especialmente, dessa vez, através do voto popular, única eleição em que entrou no poder democraticamente, daí este período ser conhecido como o período democrático da Era Vargas, uma raridade em sua carreira política de padrinho do grande ícone da esquerda, João Goulart.

Vargas foi candidatou pelo PTB e tinha apoio do Partido Social Progressista (PSP). Venceu a eleição do ano de 1950 com 48,7% dos votos. O segundo governo de Vargas, como ficou conhecido este período, foi marcado por impactantes medidas nas áreas sociais e econômicas. Tanto, que delimitam, até hoje, os rumos do país, de modo bastante presente.

Como Getúlio Vargas Morreu?

João Goulart, a principal herança Varguista que culminou na Ditadura Militar

João Goulart estatizou várias empresas, misteriosamente não se obtêm a lista delas com facilidade, nem na internet. Há apenas este vídeo, um engodo no qual pede desculpas à ONU pelas empresas estatizadas:

WeCreativez WhatsApp Support
Nossos tutores estão aqui para responder às suas dúvidas!
👋 Ei, como posso ajudar?