Tipos de Reações Químicas: Questões que Mais Caem no ENEM

Tipos de Reações Químicas que Mais Caem no ENEM

Para fazer uma boa prova de química do ENEM, é preciso: se atentar sobre as funções orgânicas que farão parte das reações inorgânicas; saber os tipos de reações químicas que mais caem no enem; o nome das moléculas que mais caem no ENEM e reconhecê-las como ácido ou base e pelo nome popular.

Alguns tipos de reações químicas que mais came no ENEM

Tipos de Reações Químicas que Mais Caem no ENEM

Moléculas químicas que mais caem no ENEM

Lista de substâncias químicas e nomes populares

HCl = ácido clorídrico | ácido muriático (ácido)
NaOH = hidróxido de sódio | soda cáustica (base)
Ca(OH)2 = hidróxido de cálcio | cal hidratada (base)
NH4OH = hidróxido de amônio | solução de amoníaco (base)
NaCl = cloreto de sódio | sal de cozinha (sal que sofre dissociação iônica na água)
NaHCO3 = bicarbonato de sódio | fermento em pó (sal)
Na2CO3 = carbonato de sódio | soda barrilha (sal insolúvel em água)
NaClO = hipoclorito de sódio | água sanitária (sal do ácido hipocloroso, HClO)
‎H2O2 = peróxido de hidrogênio | água oxigenada (ácido)
CO2 = dióxido de carbono | gás carbônico (é ácido se dissolvido em água, produzindo H2CO3)
CaO = óxido de cálcio | cal virgem (ao reagirem com a água formam uma base)
N2O = monóxido de dinitrogênio ou oxido nitroso | gás hilariante ou gás do riso (ácido)

Tipos de reações químicas que mais caem no ENEM

Reações de combustão

As reações de combustão podem ser completas, resultando em gas carbônico, água e outro material ou não, ou incompleta, resultando em monóxido de carbono, ou carbono, água e outro material ou não.

Reações de neutralização

Já as reações de neutralização ocorrem entre uma base e um ácido, liberando sal e água . Essas reações são muito utilizadas em tratamento de água, quando ocorre derramamento de ácido, para a correção do pH ou para corrigir a acidez do solo.

Reações de oxirredução

Nas reações de oxirredução ocorre a transferência de elétrons entre os eletrodos, que representam elementos químicos com diferentes potenciais de ionização. A reação de oxirredução está presente na corrosão do ferro pelo oxigênio, em pilhas e em processos de eletrólise.

Reação de hidratação dos óxidos

As reações de hidratação dos óxidos ocorrem principalmente na formação da chuva ácida, quando óxidos de nitrogênio ou enxofre, derivadas da combustão de combustíveis fósseis, juntam-se a moléculas de água.

Reações de esterificação

As reações de esterificação são muito cobradas no ENEM citando a produção do biodiesel ou de flavorizantes. Ela acontece quando um álcool reage com um ácido carboxílico, formando um éster. Além disso, a reação de esterificação também é pode produzir explosivos, como a nitroglicerina.

Reação de produção do flavorizante

Um dos flavorizantes mais famosos, que já caiu muito no ENEM, é o etanoato de etila. Este também é formado apartir de uma reação de esterificação e é responsável pelo aroma referente à maçã, na indústria alimentícia. Veja alguns outros flavorizantes produzidos artificialmente por meio de reações de esterificação:

Nome do éster Fórmula Aroma/sabor
Antranilato de metila H2N – C4H6 – COO – CH3 jasmim
Etanoato de pentila CH3 – COO – C5H11 banana
Formato de etila H – COO – C2H5 pêssego
Butanoato de etila C3H7 – COO – C2H5 abacaxi
Butanoato de pentila C3H7 – COO – C5H11 abricó
Acetato de propila CH3 – COO – C3H7 pêra
Etanoato de octila CH3 – COO – C8H17 laranja
Etanoato de etila CH3 – COO – C2H5 maçã
Etanoato de benzila CH3 – COO – CH2 – C6H5 gardênia
Heptanoato de etila C6H13 – COO – C2H5 vinho
Nonilato de etila C8H17 – COO – C2H5 rosa
Caprilato de etila C5H11 – COO – C2H5 pinha
Acetato de etila CH3 – COO – C2H5 menta
Formato de isobutila H – COO – C4H9 framboesa
Etanoato de isobutila CH3 – COO -C4H9 morango
Butanoato de butila C3H7 – COO – C4H9 damasco

Como o biodiesel é produzido

Biodiesel é um combustível derivado de triglicerídeos: óleos ou gorduras. Quando o triglicerídeos é de cadeia predominantemente insaturada, ele é chamado de óleo, quando de saturada, é chamado de gordura. Ao se reagir, então, a gordura ou óleo, com o álcool primário, metanol ou etanol, produz-se o biodiesel. Essa reação, apesar de, apartir de um certo momento, poder ser considerada de reação de esterificação, é comumente classificada como reação de transesterificação, pois a gordura ou óleo é, inicialmente, também, um éster, assim como o biodiesel, produto da reação. Todavia, durante a reação completa, num dado momento, o éster origina um ácido carboxílico que, assim, reage com a molécula de álcool, produzindo, enfim, o biodiesel.

A soda cáustica também é usada na reação de transerterificação que produz o biodiesel, porém como catalisador, para diminuir a energia de ativação. Todavia, após utilizada ela deixa a substância com um pH alcalino, o que não é desejado como produto final. Portanto, água acidificada é adicionada ao processo para a regulação do pH do biodiesel. Vale ressaltar que a soda cáustica, dependendo do material de contato, pode ser corrosiva, por isso é importante tomar bastante cuidado no seu manuseio.

Como fazer biodiesel em casa

Produção de biodiesel apartir de oleaginósas

Vídeo da EMBRAPA sobre a produção de biodiesel

Reação de saponificação

Durante a a reação de transesterificação que produz o biodiesel, acontece, também, a reação de saponificação, que, por meio da reação entre a glicerina e a soda cáustica na lavagem do biodiesel, na terceira etapa de produção deste, produz sabão.

Estequiometria

Não é preciso, apenas, saber reconhecer os tipos de reações químicas que podem cair no ENEM. Também é necessário saber fazer o balanceamento destas equações. Veja este breve vídeo sobre como fazer a estequiometria de equações químicas.

Questões de química para o ENEM: reações que mais caem

ENEM 2012 – Prova Azul – Questão 58 – 1º Dia

Nesta questão o estudante deveria reconhecer que a esterificação se dá por meio da formação de uma molécula de água. Esta provém do ácido benzóico, retirando um OH, à esquerda, e do etanol, retirando um H, à direita. Portanto, a resposta correta é a letra “A”.

ENEM 2012 – Prova Azul – Questão 76 – 1º Dia

Para resolver essa questão era necessário saber que o HCl representa um ácido, portanto, para ser neutralizado, deve integragir com uma base, e a única base da lista é a água de cal. Por conseguinte, a resposta certa é a letra “B”. A água de cal é, quimicamente falando, o hidróxido de cálcio Ca(H0)2 e a reação de netrualização entre este e o HCL está representada a seguir:

2 HCl + Ca(OH)2 → CaCl2 + 2 H2O

ENEM 2013 – Prova Azul –  Questão 69 – 1º Dia

Esta também é uma questão de química envolvendo reação de neutralização. Para resolvê-la era preciso saber que o H2SO4 representa o ácido sulfúrico, portanto, para ser neutralizado, deve interagir com uma base. Esta estaria disponível por meio do carbonato de cálcio, que, em contato com a água, sofre hidrólise e produz o hidróxido de cálio. Sendo este, a base que neutralizaria o ácido sulfúrico, a resposta é, então, a letra “E”. A reação química de neutralização desta questão está representada a seguir:

CaCO+ H2O → Ca(OH)2 + H2SO→ CO+ H2O + Sal

ENEM 2014 – Prova Amarela –  Questão 82 – 2º Dia

Questão de matemática sobre biodiesel abordando proporcionalidade