O que é Citoplasma? O que são Organelas? Estrutura Celular. ENEM

Que Estrutura do Citoplasma Transporta Substância

Biologia das organelas do citoplasma celular

Nesta aula de biologia para o ENEM e faculdades você verá algumas questões sobre citologia, organelas e funcionamento celular. Para te facilitar a encontrar o conteúdo desejado, disponibilizamos o menu a seguir:

O que é citoplasma

Mebrana celular

Diferença das células eucariontes e procariontes

Em 1833 Robert Brown descreve o núcleo celular, presente nas células eucariontes. Estas são aquelas em que o material genético se encontra rodeado de uma membrana celular, que a separa do citoplasma, diferentemente das células procariontes, em que o material genético se encontra disperso no citoplasma.

O que são organelas

As organelas trabalham articuladamente, numa rede de processos que as faz interdependentes. Um exemplo de interdependência celular seria dizer que os lisossomos são também formados pelo complexo de golgi e retículo endoplasmático rugoso, por meio do RNA ribossômicos que atua conforme informações genéticas contidas no núcleo.

As principais organelas estudadas no segundo grau, para o ENEM, são:

  • Os centríolos estão envolvidos na divisão celular
  • As miocôndrias realizam a respiração celular para produção de energia, assim como os cloroplastos nas células vegatais
  • O retículo endoplasmático transporta substâncias
  • Os robossomos sintetizam protéinas por meio do RNA
  • O Complexo de Golgi processa essas proteínas adaptando-as para as mais diversas funções
  • Os lisossomos são encarregados da defesa e nutrição da célula
  • O citoesqueleto é um emaranhado de proteínas que dá forma e auxilia na movimentação celular
  • Os plastos são organelas exclusivas das células vegetais, tem a capacidade de absorver luz solar e sintetizar compostos orgânicos
  • Os vacúolos sã oresponsável pela osmo-regulação
  • O núcleo é onde se armazenam as informações genéticas e onde ocorre o controle das reações químicas da célula
  • A membrana plasmática controla a troca de substâncias com o meio em que a célula se encontra

Funções das organelas de células eucariontes

Que estrutura do citoplasma transporta substâncias?

No vídeo em destaque é possível ver que estrutura do citoplasma transporta substância; de onde veio; para onde vai e com qual finalidade. Contudo, se o que deseja saber é sobre que estrutura do citplasma transporta substância para fora ou dentro da célula, recomendamos voltar ao vídeo sobre membrana celular, pois o que se encontra a seguir apresenta uma explanação mais generalista, apresentando como acontece o transporte de substância celular não só através da troca entre o meio interno e externo, através do transporte passivo ou difusão facilitada, mas também, entre as diversas organelas celulares, protegidas pela membrana plasmática.

Diferença entre célula animal e vegetal
Que Estrutura do Citoplasma Transporta Substância

O núcelo da célula

No núcleo da célula fica o material genético, que contêm toda a informação utilizada para codificar as característiacs dos seres vivos, tanto de fenótipo quanto de metabolismo (instruções para o funcionamento celula).

O DNA fica disperso no núcleo num estado difuso pouco condensado chamado de cromatina. Durante os processos de divisão celular, a cromatina pode ficar altamente condensada, sendo os cromossomos deste estado chamado de cromossomo metafasico.

Ribossomos

Mergulhado na água do citoplasma, ou hialoplasma, encontra-se os ribossomos, que também podem estar associados ao retículo endoplasmático rugoso, que leva este nome justamente por causa desta situação. Os ribossomos são formados pelo RNA ribossômicos do nucléolo, assim como as outras organelas das células.

Os ribossomos “pegam” vários aminoácidos e formam as proteínas, este processo é chamado de síntese proteica.

Síntese proteica

Associação entre Ribossomos e retículo endoplasmático rugoso

Existe um corpo denso dentro do núcleo chamado de núcleolo, de onde sai o RNA ribossomico, que podem ficar dispersos ou aderidos no retículo endoplasmático rugoso. O retículo endoplasmático rugoso está sempre associado aos ribossomos, por isso diz-se que essses também ajudam na sintetização protéica, além de auxiliar no transporte destas na célula, o retículo liso fica logo ao lado.

Após as proteínas terem sido produzidas pelos ribossomos, esse as armazenará em suas cisternas internas, ou cavidades. O desmembramento destas cavidades são as vesículas que migram para o complexo de golgi.

Retículo endoplasmático liso

Não tem ribossomos assiociados. Ele é responsável pela produção de hormônios, ácidos graxos (gorduras) e fosfolipídios. Por isso, o retículo endoplasmático liso está muito presente no fígado, órgão responsável pela digestão da gordura.

Complexo de Golgi

A função do complexo de Golgi é transportar proteínas produzidas pelo retículo endoplasmático rugoso, além de separá-las e processá-las de acordo com as características codificadas por meio do DNA. Depois disso, as proteínas podem ser encaminhadas para o meio extracelular.

O complexo golgiense associa-se ao retículo endoplasmático rugoso, que envia proteínas pré-prontas ao primeiro, que se responsabiliza pelo acabamento destas com acréscimos de carboidratos, gosrduras ou capas protéicas.

Os lisossomos

Os lisossomos são organelas, representadas por pequenas vesículas, que contêm enzimas internas responsáveis por digerir diversas substâncias, ou seja, fazem a digestão intracelular, sendo, por isso, chamadas, por diversos profssores de biologia, de lixeiros biológicos, como forma de facilitar o aprendizado.

Mitocôndria

Responsável pela oxidação das moléculas de clicose para a produção de ATP.

Num espermatozóide as mitocôndrias são bastante presentes, pois ela necessita de muita energia para se movimentar. Este movimento é realizado por meio dos centríolos que formam os microfilamentos que vibrarão em de modo a facilitar o movimento retilíneo, que, numa situação copuladora, seria rumo ao útero.

O que é ATP

As células, para realizarem suas funções, precisam de energia, como a glicose, que é disponível para a célula através do citoplasma. Mas antes ela passa por uma série de processos químicos que liberarão ATP, o que é de fato usado como energia. A da molécula de glicose não é utilizada diretamente pois aconteceria um aumento de calor num curto período de tempo, causando, assim, a morte da célula.

Citoesqueleto

O citoesqueleto são estruturas responsáveis por dar forma a fórmula e auxiliar na movimentação, sendo estes compostos por microfilamentos e microtúbulos protéicos.

Centríolos

Os centríolos são uma par de microtúbulos que atuam na divisão celular, através do manejo do material genético que, em algumas fases, não se apresentarão mais adensados no formato de cromatina, possibilitando-se assim, a separação dos cromossomos que foram duplicados durante a mitose.