Doença de Chagas. Causador: Trypanosoma cruzi, um Protozoário

Ciclo da doença de chagas. Tripanosoma cruzi

Tudo sobre a doença de chagas

Caso tenha vindo por meio de uma pesquisa sobre a Doença de Chagas, também chamada de Amarelão, veio ao lugar certo. Neste post, por meio de vídeo, texto e imagens procuramos mostrar tudo sobre a Doença de Chagas, eis a divisão sobre o assunto em tópicos:

  • transmissão da Doença de Dhagas
  • agente transmissor da Doença de Chagas
  • agente causador da Doença de Chagas
  • sintomas da Doença de Chagas
  • doença de Chagas tem cura?
  • tratamento da Doença de Chagas
  • prevenção da Doença de Chagas

Quem foi Carlos Chagas

Carlos Chagas foi um médico pesquisador que descobriu o ciclo da Doença de Chagas no corpo humano e, também, descobriu que o transmissor é o barbeiro, que hospeda o Tripanossoma cruzi, protozoário causador da Doença de Chagas, também conhecida como Amarelão.

Doença de chagas: transmissão

Agente transmissor da Doença de Chagas

A Doença de Chagas, ou Doença do Barbeiro, é transmitida por um inseto percevejo, também chamado de chupança, que mora na floresta. Todavia, na falta desta, ele costuma morar em casas de pau-à-pique.

O barbeiro é hematófogo, ou seja, se alimenta de sangue. Ele tem o hábito de se alimentar durante a noite e, comumente, pica o rosto de humanos que estão dormindo. Como sua digestão é rápida, este inseto, usualmente, defeca ao lado da ferida recém aberta e, ao cocá-la, as fezes acabam eentrando na corrente sanguínea, infectando, assim, o indivíduo.

Agente causador da Doença de Chagas

Apesar de o barbeiro ser o transmissor, é bom lembrar que ele não é o agente etiológico. O agente etiológico da Doença de Chagas é o Trypanosoma cruzi, um protozoário flagelado da ordem Kinetoplastida da família Trypanosomatidae.

Ciclo da Doença de Chagas

Ciclo da Doença do Caramujo no interior do homem

Obs.: Neste vídeo sobre o ciclo biológico da Doença de Chagas no interior do homem, seu hospedeiro definitivo, Há um erro no vídeo, pois não é apenas a fêmea do triatomíneo que se alimenta de sangue. O barbeiro macho e as ninfas também são hematófogos e, deste modo, podem infectar o ser humano com o protozoário Trypanosoma cruzi que esteja nas fezes.

Ciclo da doença de chagas. Tripanosoma cruzi

Ciclo Biológico da Doença de Chagas no interior do mosquito

Veja como é o ciclo da Doença de Chagas no interior do mosquito.

Sintomas Doença de chagas

  • inchaço do coração no estágio avançado, provocando insuficiência cardiaca
  • aumento do intestino grosso
  • inchaço do esôfago
  • no local da picada pode se desenvolver uma lesão volumosa, o chagoma

Outros sintomas possíveis são febre, linfadenopatia, anorexia, hepatoesplenomegalia, micardite leve e, mais raramente, meningoencefalite.

Pessoas com infecção aguda, sistema imunológico debilitado, infecção congênita ou doenças crônicas merecem maior atenção, pois o risco de morte é aumetado.

Doença de chagas tem cura?

Infelizmente, não existe cura para a Doença de Chagas, causada pelo protozoário Tripanossoma cruzi, apenas tratamento aliviadores dos sintomas e das dores que esta enfermidade pode causar no indivíduo.

Doença de Chagas: tratamento

Se ocorrerem problemas de coração ou gastrointestinais devido à doença, deve-se proceder a um tratamento para diminuir os sintomas e aliviar as dores. Contudo, infelizmente, não há cura para a doença de chagas.

Prevenção da Doença de Chagas

Há alguns tópidos a serem destacados como profilaxia da Doença de Chagas, são eles:

  • morar em casas de alvenaria
  • não desmatar para evitar que o Barbeiro saia de seu habitat natural
  • matar o Barbeiro ao vê-lo dentro de casa

Documentário sobre a Doença de Chagas

Veja em detalhes alguns exemplos de foto do Barbeiro, agente transmissor da Doença de Chagas, que é causada pelo Tripanossoma cruzi, um protozoário, sendo essa, por isso, chamada de doença protista.

É bom lembrar que essa doença protista está entre os assuntos que mais caem no ENEM, sendo, então, muito importante que a estudude-a diversas vezes durante o ano, por meio de variados materiais, de modo a facilitar o aprendizado. Como ela é uma doença popular nos meios rurais do Brasil, é até fácil decorar o causador e a profilaxia, visto que está sempre sendo mostrada nos jornais. Contudo, é importante, também, memorizar que ela é causada por um protozoário, o Tripanosoma cruzi, nome, este, dado, por Carlos Chagas, o descobridor da doença, em homenagem ao médico pesquisador Oswaldo Cruz, que auxiliou nas pesquisas do primeiro.

Doença de Chagas – Triagem e diagnóstico sorológico