Ciclo de Vida das Angiospermas: Exemplos e Características. ENEM

Exemplo do Ciclo de Vida das Angiospermas

As angiospermas representam o último grupo de plantas na escala evolutiva. Elas possuem complexidades que lhes garantem o maior número de representantes, pois através dessas engenhosas características, a flor e o fruto, atraem diversos polinizadores e disseminadores de seus descendentes, por meio, principalmente, de insetos e animais, respectivamente.

Ciclo reprodutivo das angiospermas

O ciclo de vida das angiospermas não é muito difícil de ser lembrado, pois, assim como os humanos, têm partes representativas do que é masculino e feminino muito bem definidas, encarregadas da formação do pólen e óvulos, respectivamente. Vejamos, então, um infográfico que representa o ciclo reprodutivo das angiospermas de modo simplificado, conforme se apresenta entre os conteúdos que mais caem no ENEM.

Resumo do ciclo reprodutivo das Angiospermas

Ciclo de vida das angiospermas

No que tange ao ciclo de vida das angiospermas, entende-se uma demanda maior por detalhes a respeito do tema do que um simples infográfico; imagens representativas que mostrem a estrutura da flor, bem como o androceu e o gineceu que a compõe, produzindo grãos de pólen ou óvulos, caracterizando uma planta marculina ou feminina, respectivamente. Dessa maneira, veja a seguir, o esquema que ilustra o ciclo de vida das angiospermas:

Exemplo do Ciclo de Vida das Angiospermas

Estrutura da Flor

Como o fruto é formado?

Sendo a flor o órgão reprodutor da planta, para entender perfeitamente o ciclo de vida das angiospermas, deve-se estuadar a estrutura da flor mais a fundo, possibilitando, assim, memorizar, por exemplo, que o fruto é originado pelo tubo polínico. Veja os detalhes a seguir e esteja preparado para tirar a maior nota possível em diversos exames, sabendo a fundo uma das matérias que mais caem no ENEM:

Estrutura da Flor: Características

Características das Angiospermas

Como características das angiospermas, entende-se a demanda pelos conteúdos que mais caem no ENEM. Dessa forma, segue o quadro evolutivo das diversas espécies considerando as principais estruturas que diferenciam uma da outra. Contudo, esse é conteúdo é extenso e pode se aprofundar cada vez mais, continuando, até hoje e provavelmente ao infinito, muitos mistérios que cercam o reino plantae.

Evolução das plantas por características

Quando te cobrarem na prova, portanto, caracterize as angiospermas, pode-se citar todas as informações que aparecem no quadro evolutivo acima, com destaque especial às flores e frutos, que são as características das angiospermas em específico.

Como é a formação dos grãos de pólen?

Ciclo reprodutivo das angiospermas: pólen

Exemplos de angiospermas

As angiospermas podem ser classificadas como monocotiledôneas, quando suas sementes não apresentam duas partes (cotilédones) ou em dicotiledôneas, quando há um par de cotilédones. Seguem, então, alguns exemplos de angiospernas, monocotiledôneas e dicotiledôneas:

Exemplos de angiospermas monocotiledôneas

  • cana
  • trigo
  • gramíneas
  • aveia

Exemplos de angiospermas dicotiledôenas

  • lentilha e ervilha
  • soja
  • ipê
  • jacarandá